O jornalismo existe para informar, orientar, dar significado para as expressões do mundo, nas diferentes áreas. Essa é a essência da profissão que escolhi para viver, embora alguns colegas apenas de diploma (e não de ideais) insistamem deixar de lado tais referenciais.
A Concepa é uma instituição que faz as pessoas vestirem a camiseta dentro e fora do horário de trabalho. E isso faz da equipe de colaboradoresum time que só quer ouvir falar bem da sua empresa. Eis o desafio! À medida que mantemos estratégias de comunicação com a imprensa, precisamos oferecer com clareza as informações,pautar notícias, oferecer fontes... na crença de que um jornalismo sério será seguido. Graças ao bom Deus, a maior parte da imprensa gaúcha preza por tudo isso e pela qualidade de suas apurações.
Mas nessa mediação entre empresa e imprensa, alguns tropeços ocorrem... não podemos e nem queremos tirar os microfones do ar (por mais que às vezes dê vontade!). É preciso analisar bem quando é hora de intervir em uma citação ou pedir resposta a uma reportagem. Às vezes a verdade está sendo dita e isso nos dói, e em outras, algumas inverdades tomam conta. Sobretudo é necessário estar atento ao tipo de jornalismo realizado e fazer o meio de campo com a imprensa e com a percepção dos colegas.
3 comentários:
E como é difícil... as vezes a gente fica pê da vida com o que é dito por aí... ainda mais quando tá "balançando"... sem credibilidade nenhuma!!!
Ci, a foto não poderia ser melhor. Estamos abraçadas na imprensa, e achando muito boooomm.
Creio que todos os pontos de vista são válidos, mesmo aqueles que não nos favorecem. Precisamos aprender a ver a vida de ângulos diferentes. Quantas verdades existem? Qual o tamanho da população mundial hoje?
Bem dito Cíntia! Não sou jornalista, mas sou um observador e colaborador, logo sempre quero saber como poderíamos fazer a relação ser a mais transparente possível! Mas isso é desafiador, sempre vai haver esses jornalistas, como em qualquer categoria profissional. Mas tenho certeza que você, uma colaboradora 24h, traçará formas de minimizar tais efeitos causados por aqueles que só aprenderam a falar e não escutar tb.
Postar um comentário