Gente, o Ministério das Telecomunicações contratou a FGV para sugerir alterações nas leis da radiodifusão, que datam da década de 60. A instituição deverá entregar três propostas. A primeira e mais importante (pelo menos para a gente) é relativa à mudança no Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, visando incorporar as atualizações ocorrias no Código Brasileiro de Telecomunicações. Infelizmente, o pacote de propostas não tem data para ser entregue.
27.11.08
Apagando incêndios
Cerca de 60% do tempo de trabalho dos supervisores de empresas brasileiras é gasto resolvendo problemas ou para realizar tarefas administrativas. Apenas 16% do tempo dos gestores é utilizado em atividades de liderança e menos de 1% dedicado a treinamento.
Este desequilíbrio é atribuído à falta de um sistema eficaz de resolução de problemas - que incluiria maior planejamento e acompanhamento detalhado do trabalho dos supervisores por parte da diretoria.
Fonte: Revista Amanhã.
Essa nota chamou minha atenção pelo alto índice de tempo direcionado para resolver problemas (mas afinal qual empresa não tem pelo menos um contratempo??) ou realizar tarefas do dia-a-dia administrativo. Penso que muitas vezes pelo enxugamento no quadro funcional nas empresas, o profissional tem que ser gerente e assistente ao mesmo tempo enquanto envia um e-mail e redige um projeto o que pode levar aos erros, a falha no planejamento e logo para um incêndio... o círculo vicioso da coisa....
Adriano Domingues na Radiovia!
O verão vem chegando e uma série de ações são preparadas para a cobertura da movimentação do trânsito... A Free Way se torna um dos centros de atenção dos jornalistas e também dos usuários da Concepa. Quando cheguei na empresa, parecia que esse verão estava tão longe...
Enfim, nessas arrumações, hoje acertamos a presença do Adriano Domingues na Radiovia Free Way 88.3 FM, a partir de 12 de dezembro na apresentação do "Sintonia", que acompanhará os motoristas nas viagens de ida e volta ao litoral (sextas das 19h às 22h e domingos das 19h às 23h). Adriano atualmente trabalha na Rádio Pop Rock e apresenta os programas Cafezinho e Na Vibe, entre 6h e 9h da manhã. Temos certeza que essa parceria será dez! Adriano é gremista e isso já é meio caminho andado...uhuhuh
Fonte da foto: http://cafeavulso.blogspot.com
Enfim, nessas arrumações, hoje acertamos a presença do Adriano Domingues na Radiovia Free Way 88.3 FM, a partir de 12 de dezembro na apresentação do "Sintonia", que acompanhará os motoristas nas viagens de ida e volta ao litoral (sextas das 19h às 22h e domingos das 19h às 23h). Adriano atualmente trabalha na Rádio Pop Rock e apresenta os programas Cafezinho e Na Vibe, entre 6h e 9h da manhã. Temos certeza que essa parceria será dez! Adriano é gremista e isso já é meio caminho andado...uhuhuh
Fonte da foto: http://cafeavulso.blogspot.com
26.11.08
Registro
Gostaria de registrar que o primeiro coordenador da Radiovia Free Way FM 88.3, o jornalista Daniel Scola, foi eleito ontem o jornalista do ano pela revista Press. Parabéns a ele. Não tenho nenhuma dúvida da capacidade e do merecimento do Scola. Só acho que talvez tenha sido um reconhecimento que veio cedo demais - ele ainda não tem 33 anos. Culpa da mediocridade da maioria dos nossos jornalistas e mérito dele, claro, que nesse ano teve muita visibilidade, indo pra tevê, cobrindo eleições americanas e até sendo paraninfo da Unisinos... enfim, a sorte ajuda quem é competente, sem dúvidas. (Talvez a história de que Deus ajuda quem cedo madruga também seja verdade...)
Crédito da foto: Valdir Friolin - capturada do blog do Gaúcha Hoje
24.11.08
Dica de cinema, mas só para quem gosta de Wood Allen
Esse finde fui assistir ao novo filme do Wood Allen. Assistam, especialmente se vocês gostam do estilo e da obra dele, pois o filme é bem wood allen, sem tirar nem pôr, com todos os clichês que isso representa e, claro, os potenciais diálogos e cenas que (me) prendem tão bem. Quem vai ao cinema para ver Wood Allen esperando outra coisa, só pode se decepcionar. Quem não gosta, simplesmente não vá. Quem gosta, tem de aproveitar, pois esse é um excelente wood allen. Igual, claro, mas diferente. Trata de amor, de amor louco, de amor careta, de amor livre, de amor aprisionador. Tem um papos cabeça bem clichês, um pouco de tanta gente, um tanto de cada um de nós. Essa foi minha primeira conclusão do filme, quando ele apresenta duas das personagens principais (as melhores amigas, a certinha e a maluquete): as duas faces da mesma moeda, todo mundo leva essas duas dentro de si. Eu sempre imagino o próprio wood allen narrando os personagens, sempre! E o filme tem também o ingrediente destino, sorte/azar, casualidade, aspectos da vida cotidiana que o autor/diretor já explorou bem em Match Point e que agora aparece de forma mais sutil em Vick Cristina Barcelona.
Parece (a gente nunca sabe se é verdade) que o Wood Allen falou que o sexo alivia as tensões, o amor as causa. Quem tem uma opinião formada sobre isso? Ah, gente, só lembrando, esse é um blog de comunicação, opinem sob à luz da ciência da comunicação, claro...
A arte de respirar fundo
Hoje eu tive que exercitar a arte de respirar fundo... ahhh eu precisei. E como a gente precisa fazer isso né?
Tirando essa parte (que ainda bem que é pequena perto de tuuuudo isso) hoje nós já fechamos uma etapa do dia 15 - enviamos os convites para o evento. Que alívio!!!
Que venha o cerimonial, as confirmações, a decoração... mas nada que uma visita de acionistas, visita nas praças, início de Operação Verão, Auditoria não ajudem a ficar tudo no rumo.
Rô... vamos para a concentração para o evento, vai dar certo!!
23.11.08
Feliz
Amigos, hoje me sinto um pouco mais aliviada...finalizei a parte escrita do meu trabalho de conclusão. Amanhã 24/11, farei a entrega oficial na Hemeroteca!!!! Agora é só aguardar pela data da banca ( aiii) não vamos sofrer antes da hora ; )
Quero dividir com vocês um pouquinho sobre a produção do trabalho...aos que ainda não passaram por esta etapa, fiquem tranqüilos...não é um bicho de sete cabeças, como dizem por aí!!! Sério....não é mesmo! É preciso organização e disciplina, parar em alguns momentos e se concentrar na produção do texto, além de gostar e dominar o assunto que irás desenvolver. Clarooo...que duas semanas de férias aqui do trabalho me auxiliaram, mas aproveitei mais esta folga para fazer outros trabalhos acadêmicos, que por sinal, agora no final do semestre foram muuuitos!
Então tá...final de semestre, final de curso e início de mais uma “Operação Verão”com bastante trabalho pela frente e bem FELIZ!!! Iuhuuuuuuuuu!!!
20.11.08
A respeito de eventos
São todos necessários e materializam uma estratégia.
Bem, é nisso que acredito quando se trata de eventos. Sério mesmo. E, ao longo de nossas atividades fizemos, fazemos e faremos muitos. Mas por que eles me deixam nervosa?
Por que tudo é detalhe. Dos convidados ao convite. Do cadápio a decoração. Da recepção ao cerimonial, etc, etc.
É preciso ter estômago forte para eles. Ok, estou exercitando.
E aí vem eles, preparem-se: 50 anos da Travessia; inauguração do viaduto; comemorações de final de ano. Uhuuuuu!!!!
17.11.08
A imprensa nossa de cada dia!
O jornalismo existe para informar, orientar, dar significado para as expressões do mundo, nas diferentes áreas. Essa é a essência da profissão que escolhi para viver, embora alguns colegas apenas de diploma (e não de ideais) insistamem deixar de lado tais referenciais.
A Concepa é uma instituição que faz as pessoas vestirem a camiseta dentro e fora do horário de trabalho. E isso faz da equipe de colaboradoresum time que só quer ouvir falar bem da sua empresa. Eis o desafio! À medida que mantemos estratégias de comunicação com a imprensa, precisamos oferecer com clareza as informações,pautar notícias, oferecer fontes... na crença de que um jornalismo sério será seguido. Graças ao bom Deus, a maior parte da imprensa gaúcha preza por tudo isso e pela qualidade de suas apurações.
Mas nessa mediação entre empresa e imprensa, alguns tropeços ocorrem... não podemos e nem queremos tirar os microfones do ar (por mais que às vezes dê vontade!). É preciso analisar bem quando é hora de intervir em uma citação ou pedir resposta a uma reportagem. Às vezes a verdade está sendo dita e isso nos dói, e em outras, algumas inverdades tomam conta. Sobretudo é necessário estar atento ao tipo de jornalismo realizado e fazer o meio de campo com a imprensa e com a percepção dos colegas.
16.11.08
Se eu achar o que quero, vou querer o que achar?
Perguntas e mais perguntas. Assim somos, seres humanos curiosos e cheios de possibilidades. Por isso, a partir da postagem da Kaka, fiquei pensando o que teria nos levado a sermos e estarmos neste lugar e neste tempo. Como nos construímos para chegar aqui? Com todas aquelas atividades relatadas, com todos os ônus e bônus de sermos nós e estarmos juntos, o que ocorreu em nossos caminhos?
Sei que dou uma viajada, some times, mas sou assim. Posso mudar também, pois tenho adaptabilidade alta na avaliação de perfil psicológico. Só que a essência fica, don't forget.
Voltando: que trajeto e que vontades fizeram com que a Elis, a Cintia e a Rosélia saissem do Colégio Irmão Pedro e, respectivamente, 5, 10 e 20 anos depois se encontrassem para lembrar com carinho da professora Candida? O que fez diferença na vida da Dani para estar bombando na carreira e na vida, quando muitos de seus colegas jornalistas já desistiram? Como a Ju saiu da sua terra da rapadura, foi morar longe dos pais, está quase se formando RP e virou referência na empresa? E a Kk, que quase enlouqueceu a professora: "quero estagiar na Concepa, tiaaaa!" (hoje a tia não sabe trabalhar sem ela por perto... que férias?).
Sabe aquela do engenheiro: sapo não anda com cobra? Pois é sapinhas e sapinhos da comunicação temos muito mais em comum do que nossas atividades profissionais.
E, aí fazendo um balanço mesmo: estamos onde queremos? Se nos construímos de tal forma a chegar aqui, foi consciente?
Gente é pra ser feliz e fazer a felicidade da gente.
Tô dentro!!
9.11.08
Não é um balanço... (mas parece)
Faz tempo que eu não escrevo aqui e esse texto não é para fazer mea culpa, mas vocês notaram como 2008 foi (e está sendo) cheio de acontecimentos pra gente?
Vamos lá (acho que vou esquecer de alguma coisa, mas enfim é o que lembro agora):
* atendi meu primeiro acidente - calor e inexperiência = não foi fácil
* a Dani mudou de ponto - e foi bem estranho não ter a presença dela no início e em momentos importantes lá na empresa
* a Cíntia chegou e está conquistando todo mundo com seu jeito mimoso (hehehe).
* Somos 100% TPI desde junho... mas as coisas ainda ainda estão se ajeitando... afff
* Temos nova agência de PP... mas com apenas três jobs por mês, o que nos obriga (acho que no bom sentido) a nos virar bem mais nos trabalhos manuais e soluções caseiras. Como diz a Rô: te vira que tu não é quadrado
* Temos site novo, mas problemas com a agência que fez ele: nada é perfeito
* A Rô é mestre e a Ju tá praticamente se formando (uhuu girls!!)
* teremos intranet (óóóó)
* faço PILATES!! e incentivei a Cíntia e a Rosélia tbm
* aprendi bastante coisa... muito bom. Comprei outras coisas tbm... responsabilidade
* Estamos aprendendo a lidar com as nossas finanças (não é mesmo meninas!?)
* comecei a fazer malabarismo com swing poi... aha e ninguém acreditava!
* Temos mais colegAs na sede... incluindo a Viviane que vai nos ensinar a organizar os arquivos
* conheci o Vila Ventura... ai ai...
* temos uma feeeesta para organizar... hum, vamos ver no que vai dar né
* recebemos várias turmas este ano... e fomos para Taquara tbm.
* e já começou a correria do final do ano de novo... foi tudo muito rápido!
Por isso não quero que digam que o ano acabou, só que temos que nos preparar para os fogos!
Bom, é o que eu lembro agora. Quem lembrar de mais alguma coisa, por favor, faça um POST! Aí a gente já vai incrementando...
7.11.08
Vamos fazer uma Ponte na Feira?
É hoje às 17h30 o lançamento do livro A Ponte do Guaíba na 54a Feira do Livro de Porto Alegre!!
Tudo a ver. Das muitas coisas próprias da cidade, a Ponte destaca-se no aspecto arquitetura monumento, e, depois de 50 anos de vida, faz parte do nosso emocional coletivo. Ligação, separação, água, concreto, e tudo mais que o Jorge Furtado declara na apresentação do livro.
Mas a ponte é muito mais que a ponte. É a Travessia. Que, como de praxe entre nós, tem dois nomes: oficial federal "Travessia Regis Bittencourt"; batizada pelo ex-Governador Leonel Brizola "Travessia Getúlio Vargas". Creio que popularmente não damos mais importância a estes duplos nomes. Habituamos com a Rua da Praia, que não tem praia, com a Rua da Ladeira, que nem lembro o nome oficial, e a Travessia? Horas, é a Ponte do Guaíba.
Sabe, ali? Subindo pela Free Way?
O livro foi organizado pela Arquiteta Maria Cristina Carvalho, e tem ensaios de Rualdo Menegat, Beatriz Blay, Luiz Antônio Custódio, Flavio Kiefer, Alice Trusz e Rosélia Araújo Vianna. As imperdíveis fotos, como a da abertura aqui, são do Eduardo aigner.
A iniciativa foi da Concepa, com patrocínio também da Triunfo Participações e Investimentos, da Renault do Brasil, da Betunel Asfaltos e do Banco ABN.
Bem, então, vamos a Feira! Esperamos muitos visitantes para compartihar conosco o livro e as histórias da Travessia. Sem esquecer a provável chuva.
Assinar:
Postagens (Atom)