No dia 07 de abril foi comemorado o dia do jornalista. Preciso registrar a passagem da data em nosso blog, pois não pensei que após mais de 6 anos de formada na Unisinos, ainda estaria escutando as discussões pela defesa do diploma para o exercício da profissão. Como pode alguém autorizar ou pensar que não é preciso formação específica para trabalhar nas redações dos diferentes veículos ou em assessorias de imprensa?
Não basta ser técnico em uma área ou pensar que escrever artigos é suficiente. È necessário questionar, estar atento, analisar, pesquisar, ler, escrever, falar, relacionar....estudar as teorias da comunicação e sua relação com os veículos de comunicação contemporâneos... Uma frase de Alberto Dines resume muita coisa: "A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." Concordam?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Concordo. Pois se para PP não é necessário mais diploma e querem anular o de jornal, sei que o próximo passo é excluir o de RP. Então, Ocappuccino está junto nesta luta.
Abraços,
Mateus d'Ocappuccino
É um verdadeiro absurdo que a sociedade brasileira aceite pessoas sem formação exercendo a função de jornalista. Só quem não conhece a profissão acredita que isso seja possível.
Postar um comentário