30.8.08

27/08/2008 - pra lembrar muuuiiito













Gente,
que dia! Da manhã a noite.
Só posso dizer isto e postar umas fotos para dar pistas.





27.8.08

Concluindo etapas...


Gostaria de registrar a formatura da nossa ex-radiovia, ex-assessora do verão, Dani Dalbosco. Boa sorte, Dani. Uma etapa se encerra, uma nova fase começa agora. A vida é assim, cheia de começos, fins, recomeços. O importante é não parar de começar. Estudar, por exemplo, é algo que não dá para parar nunca. Eu, por exemplo, estou estudando línguas enlouquecidamente. O mais importante de tudo é não parar, pois a cabeça enferruja... e a gente pára no tempo e no espaço. Mas também não dá pra ficar forçando... às vezes, não parar significa olhar um pouco pra dentro, aprender a conectar o que já temos na cabeça.


Por falar em olhar para dentro e encerrar etapas, às vezes a gente se sente assim, sem na verdade estar acabando coisas. Eu, neste momento, estou passando por uma etapa de mudanças, encerrando coisas. Não estou mudando nada radicalmente, apenas algumas resoluções pessoais que estou tomando, depois de adiá-las por muito tempo. São coisas minhas, que refletem, claro, no mundo ao meu redor. Encerrar algumas coisas dá chance a outras de surgirem... e esse é o grande barato da vida!

Cada um cuida do seu

No ambiente de trabalho às vezes nos deparamos com pessoas que gostam de fantasiar as coisas. E não são para um lado positivo, não mesmo.

Resta para quem ouve tal repertório de besteiras dar cada vez menos crédito para quem cria isso, e para quem é alvo da "mente fértil" trabalhar e mostrar que enquanto alguém perde tempo inventando coisas você trabalha e agrega para os colegas e para a empresa.

Sempre é bom lembrar que ninguém é insubstituível ou soberano, a rede de contatos no mercado de trabalho é grande e que todos tem passado (para o bem ou para o mal). Ou seja, de nada adianta o seu conhecimento e vivência na sua atividade se no dia-a-dia com os colegas você é persona non grata.

Capisce?

19.8.08

A SIPAT vem aí

Nossa 11ª SIPAT vem aí... depois daquela tradicional etapa de definir temas, palestras, horários, agenda de transporte, layout de material, orçamento... enfim, tudo aquilo que é típico de evento estamos prontos para a semana que vem.

Falaremos sobre trabalho em equipe, estilo de vida saudável, planejamento familiar financeiro, qualidade do sono e, para arrematar, no último dia apresentaremos nosso projeto ambiental (pretendemos nos certificar na ISO14000) e mostrar para todos os Rodobichos - deles eu falo mais adiante.

O local é diferente este ano, sem espaços para problemas "extra-campo" e agora temos um brinquedinho novo que estamos loucas para estrear!!! Esqueça as fotos tremidas Dani... Oi modernidade!

E agora, vamos ao manual...

17.8.08

Ouvidoria Interna


Depois de estarmos há anos trabalhando com a Ouvidoria Externa, e esta encontrar-se concretizada e bem fortalecida aqui na Concepa , notamos que agora é a hora de colocarmos em vigor um projeto que já tínhamos há bastante tempo - a Ouvidoria Interna.

Desde o início de agosto, estamos realizando pesquisas de grupos focais nos locais de trabalho. Isto envolve pequenos grupos, das mais variadas áreas da empresa, dentre eles: arrecadadores das três praças de pedágio, atendentes de tráfego, pessoal que cuida da conservação da rodovia, colegas que trabalham na sede administrativa, balança e ponte móvel. Nesta próxima semana, encerraremos este processo de pesquisa e faremos uma análise do material captado nestas pesquisas gerando um relatório. Logo que finalizarmos esta etapa, estaremos reorganizando o cronograma de implantação da Ouvidoria Interna aqui na Concepa.

É notável a receptividade e aceitação de mais este canal de comunicação entre nossos colaboradores e a empresa. Demanda esta, detectada, devido aos inúmeros casos e canais extra-oficiais, hoje utilizados. Com a Ouvidoria Interna formalizada, teremos pessoas capacitadas para realizar estes atendimentos, com extrema confidencialidade e respeito a nossos colaboradores. Detalhe este fundamental, para que ocorra a utilização deste canal, sem preocupação com represálias, já que não será necessária a identificação da pessoa.

Lembramos ainda, que neste projeto, temos o apoio do nosso Diretor Presidente.

Podemos dizer que a Ouvidoria Interna terá o “ouvido” do Presidente da empresa também atuando neste processo.

Em cada fase da implantação da Ouvidoria Interna, faremos novas postagens aqui no blog, para compartilhar com vocês esta experiência!

15.8.08

Tem coisas que não dá pra aceitar

Hoje eu ia postar sobre os preparativos para a nossa XI SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), só ia... mas fiquei sabendo de uma situação que ocorreu aqui na empresa com um colega e acho que não dá para deixar passar em branco.
São poucas as coisas que me tiram do sério pra valer e ficar revoltada. Uma delas é quando o ser humano se acha melhor que outro pela simples razão de estar usufruindo de um serviço e achar que por isso pode agredir verbalmente e fisicamente alguém. Aloooouuu a Idade da Pedra já terminou a muito tempo.
Onde está o respeito pelo outro? E não adianta colocar a culpa na correria do dia-a-dia e no stress. Educação e respeito a gente aprende em casa! Seja classe A, B, C, Z, Y ou Z.

12.8.08

Tudo junto ao mesmo tempo e agora


Às vezes as coisas acontecem sem que a gente tenha uma certa noção do que está acontecendo. Sei que participamos do processo e que é importante para o bom desenvolvimento do trabalho (seja para dar pitacos ou para colocar a mão na massa mesmo), mas algumas dessas vezes vem tudo junto ao mesmo tempo e agora. Isso invarialvelmente vai deixar alguém chateado, se achando cobrado injustamente ou simplesmente deixado de lado.

Mas peraí! Não dá para dar 100% de atenção pra tudo nesses momentos. Temos que eleger o que é urgente-importante (principalmente quando é para a agência reguladora!) e fazer o melhor possível.

Ou seja, não quer dizer que não nos preocupamos com as demais atividades da empresa. Só não podemos executá-las agora. Passada esta semana (e principalmente a segunda-feira) agora podemos nos voltar para tudo o que nos espera.

O saldo disso, pelo menos pra mim, foi positivo: tô manjando vááárias coisas de Photoshop e Corel Photopaint. Aguardem...

10.8.08

Metendo pau


Criticar a mídia é fácil! Estamos cheios de exemplos de jornalismo parcial, jornalismo autoritário, jornalismo pedante, jornalismo sem ética, jornalismo mal feito e todo o tipo de porcarias que se auto-entitulam jornalismo e que se prestam a uma boa crítica. Mas para criticar é preciso ter imparcialidade. Essa é minha opinião. Complicado criticar alguém quando diversos fatores influenciam na forma como se enxerga e critica. Essa semana, um colega da imprensa gaúcha "meteu pau" na Folha de São Paulo. Ele estava coberto de razão. A matéria era sobre o escândalo DETRAN e estava, digamos assim, meio requentada, ou melhor, "superaquecida". Só que do jeito que a crítica foi feita, pareceu despeito, o que efetivamente não deve ser, mas pareceu. Bastou para que ele tomasse uma enxurrada de críticas maior do que a que fez. Sem razão, com razão... não sei. Só sei que criticar "de dentro do processo" é complicado. Via de regra, ou se carrega na tinta ou se doura a pílula. Melhor manter um certo distanciamento...

5.8.08

Sobre heranças

As heranças são aspectos importantes na nossa vida...e como são! Temos as heranças genéticas referentes aos nossos aspectos físicos e psicológicos... importantes para nossa constituição e crescimento..coisas de família.

Desde que entrei na Concepa descobri uma nova categoria: as heranças de trabalho! Heranças de trabalho? Isso mesmo! Recebi uma tremenda bagagem do trabalho consolidado pela Dani na Assessoria de Imprensa: respeito dos veículos de comunicação, trabalho da Radiovia, valorização dos colegas da empresa, trabalhos em parcerias com outras áreas, participações em eventos... parece coisa de mãe para filho, ou melhor de irmã para irmã... tudo feito com uma tremenda competência! E além dos discretos espirros, músicas do setor e outras peripécias, na quinta-feira, 31 de julho, na comemoração dos aniversários, sem querer, recebi a herança do bolo, pode?

Quero firmar meus passos por aqui a partir daquilo que já foi consolidado... e olha que tem muita coisa! E a partir disso colocarei meu jeito nas novas invenções da área de comunicação... não é maravilhoso?

No domingo, vasculhando umas coisas em casa encontrei uma frase do escritor Alceu Amoroso Lima que tem tudo a ver com isso: "O passado não é aquilo que passa, é aquilo que fica do que passou". Redondinho, né?