Li a entrevista do senhor Iván Izquierdo para a Revista AMANHÃ deste mês. A saber: Iván é coordenador do Centro de Memória da PUCRS e é um dos mais respeitados pesquisadores da memória humana no Brasil.
Nela ele fala que por mais que a gente queira lembrar de algo é o cérebro que decide por nós. Essa máquina fascinante seleciona o que é importante ao longo da vida e nunca deixa de aprender, mesmo quando estamos bem velhinhos... mas, segundo Izquierdo, não é o excesso de informação e sim os fatores interferentes que fazem com que a gente "esqueça" mais as coisas.
O fator interferente pode ser qualquer coisa que nos distraia: telefone, outras pessoas e até mesmo os problemas do dia-a-dia na nossa cabecinha (haja sinapse).
Dois conselhos do pesquisador para que as marcas sejam lembradas pelos seus consumidores:
* CONSTÂNCIA. É preciso reiterar a marca ao longo do tempo, mas mudando o contexto em que ela é apresentada;
* E é a REPETIÇÃO que leva à memorização.
Exemplo de marca TOP na lembrança de meio mundo: Coca-Cola (que tem mais de 120 anos). Sua constância ao se reinventar em cada época e atender as demandas do público faz dela ao que é hoje e será por muitos anos ainda. Na imagem a nova campanha dela: Fábrica da Felicidade.
Um comentário:
Curto esse Ivan Izquierdo. Ele sabe das coisas.
Postar um comentário